Promoção!

AndarIlha - Viagens de um Hífen

5,00 

AndarIlha – Viagens de um Hífen

AndarIlha – Viagens de um Hífen  é um pequeno (grande) livro de crónicas sobre os açorianos, a açorianidade, a emigração, e a sua ânsia dos em desbravar novos mundos e ambientar-se harmoniosamente neles, contudo sempre com o coração na sua terra-natal, como um hífen que liga duas palavras.

A autora açoriana, ela própria emigrada no Canadá, onde dá aulas de Estudos Portugueses e Luso-Brasileiros, na York University em Toronto, relata as suas experiências e peripécias nas suas viagens pelo mundo e como emigrante no Canadá.

Oriundos de terras pequenas, os açorianos almejam conhecer novos mundos, viver o máximo de experiências, ganhar riqueza, mas, apesar do seu espírito andarilho, a açorianidade nunca os abandona. Nunca deixam de ser e de se sentir açorianos. Por mais que viajam e conheçam novas realidades, é-lhes muito difícil resistir ao chamamento das ilhas que imploram pelo seu regresso.

Recensão crítica por Vamberto Freitas

 

Mais Livros Letras Lavadas

 

Em stock

Autores

MARIA JOÃO DODMAN

andarIlhaMaria João Dodman é natural de Ponta Delgada, São Miguel, mas viveu até 1989 (data em que emigrou para o Canadá) na freguesia da Feteira, ilha do Faial. Doutorada em Literatura pela Universidade de Toronto, é professora associada na York University, também em Toronto, onde leciona no programa de Estudos Portugueses e Luso-Brasileiros. Como investigadora, tem-se dedicado às literaturas espanhola e portuguesa dos séculos XVI e XVII, com interesse particular em encontros coloniais. Nos últimos anos, tem-se dedicado a temas açorianos, nomeadamente a obra de Dias de Melo e o papel dos idosos na retenção e transmissão do património oral. Tem publicações em vários livros e revistas académicas e tem participado em numerosas conferências nacionais e internacionais. No Canadá, vem desenvolvendo variadíssimos projetos de extensão e de divulgação, alguns em parceria com as comunidades lusófonas e outras instituições, frequentemente relacionados com a cultura açoriana. Apesar de se sentir completamente integrada no meio canadiano, tem vivido, nos últimos anos, um processo de “retorno” à ilha, que se revela na linguagem, no culto às memórias e nos laços afetivos a uma “décima ilha” híbrida. AndarIlha é o resultado desse processo.

Informação adicional

Peso0.177 kg
Dimensões (C x L x A)15.3 × 20 × 0.6 cm
ISBN

978-989-735-098-6

Edição

2016

Idioma

Português

Encadernação

Capa mole

Editora

Letras Lavadas