Promoção!

Passos de Nossos Avós

17.83 8.91

Passos de Nossos Avós

Passos de Nossos Avós consiste em 33 contos escritos por quem teve a sorte de viver perto com os seus avós e deles guarda muitas histórias, daquelas que não se repetem. Em “Passos de Nossos Avós”, livro de Aida Baptista e Manuela Marujo, pode encontrar-se um estímulo para se repensar no modo como os jovens de hoje olham os seus avós, e alterar a função que estes têm na vida das crianças, que está muito para além do apenas tomar conta.
“Repositório enorme de experiências vividas, apoio afetivo contribuindo para a formação dos mais jovens, marca indelével que lhes fica ao longo de toda a vida, não há dúvida de que a Avó e o Avô são figuras de uma grande importância na vida dos netos.
Substituindo muitas vezes os pais – demasiado ocupados ou desaparecidos – eles são pilares fundamentais no processo de formação dos seus mais jovens familiares. Eles transmitem conhecimentos, fruto de um longo percurso feito e de uma rica experiência vivida, envolvem de ternura os mais pequenos que passam, muitas vezes, a maior parte do tempo com eles.
São vivências que enriquecem os netos, são afetos que os envolvem e ajudam a enfrentar os momentos difíceis que a vida muitas vezes lhes proporciona.”

(Maria de Jesus Barroso)

Autores convidados: Álamo Oliveira, Ana Fernandes Iria, André Moa, Ana Sança, Carlos Garrido, Aida Baptista, Domingos Marques, Arminda Branca M. Vieira, Eduardo Bettencourt Pinto, Brianna Medeiros, Gabriel Costa Baptista, Candeias Leal, Luiz Fagundes Duarte, Carla Cook, Luís Alves Milheiro, Fernanda Dias, João Roda, Gabriela Silva, José Guilherme Macedo Fernandes, Maria Helena Correa, José Monteiro Filho, Ilda Januário, José Pedro Ferreira, Inocência Luciano dos Santos Mata, Manuela Marujo, Paulo Caminha, Roberto Medeiros, Maria João Dodman, Romaline, Natasha Marjanovic, Daniela Sant’Iago e Sidónio Bettencourt. 

 

Autor: Aida Baptista e Manuela Colaço (organização)

Mais Livros Letras Lavadas

 

Em stock

Autores

AIDA BAPTISTA

Nascida em Pinheiros, concelho de Tabuaço, foi para Angola com um ano de idade. Viveu sempre em Benguela, onde cresceu, constituiu família e iniciou a sua carreira docente. Em 1975 regressou a Portugal e completou a sua formação académica. 

Em 1989 candidatou-se a Leitora de Português no Estrangeiro e foi colocada na Universidade de Helsínquia, Finlândia, onde cumpriu uma missão de 8 anos. Em 1998 foi selecionada pelo Instituto Camões para uma segunda missão na Universidade de Toronto, Canadá. Em 2004, e ainda ao serviço do Instituto Camões, regressou a Angola para dirigir o Centro de Língua Portuguesa de Benguela e dar aulas no polo da Universidade Agostinho Neto.

Enquanto esteve em Toronto, iniciou uma colaboração semanal na imprensa comunitária (que se mantém até hoje), registando em crónicas as suas experiências pessoais e profissionais. Da seleção e reunião de alguns desses textos nasceram três publicações: Passaporte Inconformado (2004) e Chão da Renúncia (2008), ambas edições da MinervaCoimbra; Entre Margens de Afectos, em co-autoria com Gabriela Silva (2009), Edição da Liga Portuguesa Contra o Cancro (Núcleo Regional dos Açores).

Presentemente está reformada e dedica-se à escrita, entre outras atividades.

 

MANUELA MARUJO

Manuela Marujo é natural do Baixo Alentejo.

Emigrou para o Canadá em 1985 para exercer funções como professora no Departamento de Espanhol e Português da Universidade de Toronto, onde foi diretora associada.

Manuela Marujo tem desenvolvido vários projetos de investigação junto da comunidade portuguesa luso-canadiana. Entre eles destacam-se trabalhos na área de bilinguismo, relações interculturais e estudos de género.

Publicou vários artigos, organizou e editou livros.

Destaca-se nos últimos anos o interesse por temas relacionados com avós. Tem sido responsável pela organização de congressos interdisciplinares onde se tem refletido sobre o papel dos avós, dando particular ênfase à problemática em contexto de emigração.

Informação adicional

Peso 0.368 kg
Dimensões (C x L x A) 15.1 × 20.9 × 1.2 cm
ISBN

978-972-863-324-0

Edição

2010

Idioma

Português

Encadernação

Capa mole

Editora

Publiçor

Também pode gostar…