Como Tenuíssima Espuma de Luz

14.00

Como Tenuíssima Espuma de Luz
(Poética Fragmentária)

Uma arte da música.
Seria este, meu caro Eduíno, o último aspeto que eu abordaria nos teus poemas. Trataria de mostrar neles a dimensão melódica, desdobrar para o meu e teu leitor o cuidadoso jogo de vogais e o disciplinado pas-de-deux entre vogais e consoantes, umas e outras se retomando, frequentíssimas vezes, para criarem uma cadeia de ecos que, reforçando sempre o afectivo e o passional, trabalha agora no plano do sensorial, por vezes do mais requintato sensual. (…) Com o teu saber dos sons, com a melodia inoculada em cada poema, em cada estrofe, em cada verso, tu ressuscitas nos teus leitores a magia dos primeiros encontros com o mundo sagrado da poesia.

Maria Lúcia Lepecki
In Onésimo Teotónio Almeida e Leonor Simas-Almeida (orgs.),
Eduíno de Jesus, A Ca(u)sa dos Açores em Lisboa.
Instituto Açoriano de Cultura, 2009

….
A poesia de Eduíno de Jesus seguiu por outros caminhos, num assumido subjectivismo e numa sobrevigiada elaboração formal, atenta ao poder da palavra e às potencialidades do seu manuseamento, desembocando por vezes no terreno do experimentalismo verbal e poético.

Urbano Bettencourt
In Sala de Espelhos, ed. Companhia das Ilhas, 2020

Autor: Eduíno de Jesus    Desenhos: Artur Bial

Mais livros Letras Lavadas

 

Em stock

Autores

EDUÍNO DE JESUS

Eduíno de Jesus

Iniciou os seus estudos no Liceu Antero de Quental, na cidade de Ponta Delgada, e a sua carreira académica na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra em 1951.

Foi professor do ensino primário e do ensino secundário no Externato Luís de Camões e lecionou português na escola preparatória Nuno Goncalves em Lisboa e mais tarde docente na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa onde começou a lecionar nos cursos de verão para estrangeiros, em 1976.

Entre os anos de 1979 e 2000 regeu a cadeira de Teoria da Literatura na Universidade Nova de Lisboa.

Foi presidente da Casa dos Açores de Lisboa entre 2003 e Janeiro de 2009.

Os seus conhecimentos levaram que fizesse parte do conselho de diretores da Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura Verbo.

Foi também colaborador da Enciclopédia de Literatura Biblos, do Dicionário Cronológico de Autores Portugueses editado pelo Instituto Português do Livro e da Leitura, e do Grande Dicionário Enciclopédico Ediclube no que se refere ao léxico.

 

 

 

 

Informação adicional

Peso 0.282 kg
Dimensões (C x L x A) 20.7 × 14.5 × 1.5 cm
Edição

2021

Idioma

Português

Encadernação

Capa dura

Editora

9 Poesia

Também pode gostar…