Ilha-América

16.00

Ilha-América

Em 1960, as ilhas atlânticas dos Açores são o centro do mundo. Numa noite iluminada, um vulto adolescente invade a pista do aeroporto internacional e aguarda que um Lockheed Super Constellation acelere os quatro hélices. O seu plano é alcançar o trem de aterragem dianteiro, trepar a altura de dois homens e enfiar-se no vão da roda. Depois, aguardar que a aeronave suba e confiar que haja espaço para si, para o enorme pneu e para o sonho de chegar à América. Confere os três papos-secos nos bolsos, limpa as mãos na tee-shirt e respira fundo duas vezes. Está pronto a lançar-se a uma nova vida.

Nos anos auspiosos da história da ilha de Santa Maria, o aeroporto, construído pelos americanos no final da Segunda Grande Guerra sob a aprovação de António Salazar, torna-se a principal escala técnica para a maioria dos voos transatlânticos de grandes companhias aéreas e oferece oportunidades de trabalho preciosas a todos os açorianos.

Terminada a crise vulcânica dos Capelinhos, na ilha do Faial, o Azorean Refugee Act abre as portas da emigração para os Estados Unidos da América e espalha por todo o arquipélago um clima atípico de evasão. Não há família que não veja alguém dos seus embarcar para o Novo Mundo.

Autor: Pedro Almeida Maia

Em stock

Descrição

Pedro Almeida Maia

Nasceu em 1979 na cidade de Ponta Delgada e é psicólogo organizacional. Começou por escrever para música e a publicar crónica. Estreou-se no romance com os policiais Bom Tempo no Canal: A Conspiração da Energia (Prémio Letras em Movimento) e Capítulo 41: A Redescoberta da Atlântida (Plano Regional de Leitura). Seguiu-se o drama Nove Estações (Mostra LabJovem), a coautoria de dois livros infantis, e duas incursões na poesia, com Vinhas e Epigeus (Prémio Discover Azores) e A Escalada de um Manco. No conto, destacam-se O Galheteiro de Prata (Antologia do Centro de Estudos Mário Cláudio) e O Abraço do Priolo (Enfermaria 6), entre outros trabalhos. Iniciou-se no guionismo com a série Islanders e regressou ao romance, com a ficção científica A Viagem de Juno (Plano Regional de Leitura). No ensaio, publicou O Parto da Saudade (grotta), além de outras contribuições regulares. Ilha-América é o seu quinto romance.

 

Mais livros Letras Lavadas

 

 

 

 


 

Informação adicional

Peso 0.264 kg
Dimensões (C x L x A) 22 × 14 × 1.5 cm
ISBN

978-989-735-285-0

Edição

01 – OUT – 2020

Idioma

Português

Encadernação

Capa mole

Editora

Letras Lavadas

Pedido Especial

Com autógrafo do autor, Sem autógrafo do autor