O Mosteiro de Nossa Senhora da Esperança de Ponta Delgada

18,00 

O Mosteiro de Nossa Senhora da Esperança de Ponta Delgada
A devoção ao Senhor Santo Cristo dos Milagres é a mais agregadora, densa e transversal das devoções do arquipélago dos Açores. Agregadora, porque abraça uma comunidade composta por crentes social, económica e culturalmente distintos; densa, porque envolve sensibilidades, atos, consciências e atitudes de complexidade profunda; transversal, porque, nas categorias do Tempo e do Espaço, sobreviveu com dinamismo às vicissitudes dos séculos passados até à atualidade e atraiu fiéis de geografias múltiplas, que lhe conferem a dignidade de ser uma referência transnacional e marco identitário das ilhas, sejam as açorianas, sejam todas as outras da Diáspora. Esta imagem e a sua mística habitam numa Casa: o Mosteiro de Nª S.ª da Esperança, na ilha de S. Miguel. Fundado no século XVI, este espaço conventual resguarda o busto relicário do sofrimento cristológico que adquire protagonismo a partir da segunda metade do século XVII e que se mantém vivaz na fé de milhares de crentes. (…)
Susana Goulart Costa
Autor: Hélio Nuno Santos Soares

Em stock

Autores

HÉLIO NUNO SANTOS SOARES

O autor nasceu na ilha de São Jorge. Estudou Filosofia e Teologia no Seminário Episcopal de Angra. Foi ordenado sacerdote em 2009. Atualmente é pároco nas paróquias de Capelas, S. Vicente e Fenais da Luz na ilha de S. Miguel. É licenciado em História, mestre em Património e Museologia

pela Universidade dos Açores e é doutorando em História Moderna e Contemporânea na Universidade de Salamanca. É assistente convidado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade dos Açores e investigador do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa (CEHR). A sua produção científica abrange a história e a etnografia insular, sobretudo da ilha do Corvo e São Jorge; a história e o património do Mosteiro de Nossa Senhora Esperança de Ponta Delgada e a emigração açoriana para Angola no séc. XX. No âmbito do doutoramento analisa a religiosidade popular açoriana, a partir da devoção à Imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres.

Informação adicional

Edição

Mai – 2021

Idioma

Português

Encadernação

Capa mole

Editora

Letras Lavadas