Terceira (ÉS) Ilha, Mulher Poesia

12.00

Terceira (ÉS) Ilha, Mulher Poesia

Assim nasce “Terceira (és) Ilha, Mulher Poesia”

Uma coletânea que reúne mulheres nascidas na Ilha Terceira, nos Açores.
Além da ilha que as viu nascer têm em comum o gosto pela escrita e a poesia que lhes corre nas veias.

Este encontro de escritoras e filhas da Ilha Terceira demonstra que não há distância que separe o que mais importa, quando nos reúne o que há de maior valor: a felicidade, a Mulher, a Ilha Mãe e o Amor.

 

Autoras: Carina Fortuna, Carla Félix, Carla Valadão, Catarina Valadão, Lurdes Branco e Sandra Fernandes

 

Mais livros Letras Lavadas

 

Em stock

Autores

CARINA FORTUNA

Nasceu a 27 de Outubro de 1979, em Angra do Heroísmo, ilha Terceira, Açores.

Em 1988 concluiu o curso técnico de Animação Social, na Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade. Porém, o gosto pela Poesia, Cinema, Teatro, Literatura, Fotografia, enfim, pelas Artes, levou-a a frequentar a Licenciatura de Estudos Artísticos.

Participou em alguns concursos de escrita criativa, o que a fascinou e fez com que desejasse explorar ainda mais esta área. Com o intuito de partilhar o que escreve e de aprender tem participado em antologias/colectâneas poéticas.

Em Abril de 2016, publica, através da Chiado Editora, o seu primeiro livro de poesia – No Mar dos Meus Sonhos.

Em Outubro de 2017, publica, através da Poesia Fã Clube, o seu segundo livro – Poesia-me a Alma.

Em Junho de 2018, tomou a iniciativa e organizou a antologia – Palavras (Con)Sentidas.

Em 2020, durante a pandemia, escreveu o seu terceiro livro de poesia – Saudades à Manivela.

Profissionalmente, e desde o ano 2000, tem o privilégio de estar directamente ligada à área cultural, uma vez que é colaboradora da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo. Actualmente dedica-se ao cinema, na qualidade de responsável pela programação cinematográfica.

 

CARLA FÉLIX

 

Nasceu na cidade da Praia da Vitória, ilha Terceira. Licenciada em Educação de Infância pela Universidade dos Açores. Iniciou a escrita de poesia em 2013, tendo já participado em cerca de vinte e cinco antologias / colectâneas. Publicou o primeiro livro de poesia Melodia nos Versos de (A)Mar – edição de autor, em Dezembro de 2018.

Divulga a poesia na página pessoal Melodia nos Versos – Carla Félix na rede social Facebook. Participou em vários encontros de poesia. Realizou ateliês de poesia para crianças, promovendo o contacto com a poesia através da expressão plástica. Coordena a página Maré de Poesia no Jornal da Praia, desde Junho de 2018.

 

 

CARLA VALADÃO

Vallda (pseudónimo de Carla Valadão) nasceu a 15 de Agosto de 1981 em Santa Cruz da Praia da Vitória, residente na Vila Nova, compôs os seus primeiros textos em 1990 com preferência para o texto em verso.

Actualmente é autora do blog Na Alma e no Corpo e da página Os Mundos Recônditos da Vallda.

Apresenta um programa da sua autoria, sobre poesia, na RVA (Rádio Voz dos Açores) com o mesmo nome da sua página Os Mundos Recônditos da Vallda.

Desde 2018 que iniciou uma série de presenças em saraus de poesia. Destaca-se pela sua colaboração reiterada, sempre que é solicitada, com a página Maré de Poesia do Quinzenário do concelho, o Jornal da Praia. Foi co-autora em 2019 nas colectâneas Toca a Escrever – 10 anos e Mulherio das Letras da “Infinita”, Livro Aberto da Rádio Voz de Alenquer, Poem’Art e Pandemia das Palavras das edições “O Declamador” e Quarentena – Memórias de um país confinado” da Chiado Editora e de Entre o Sono e o Sonho da mesma editora. Esteve presente na antologia Os Açores nos Versos dos Seus Poetas organizada por Olegário Paz e editada pela Letras Lavadas. E por último participou na colectânea Livro Aberto 2021.

 

CATARINA VALADÃO

Nasceu na ilha Terceira, em 1986. Frequentou o ensino secundário na área das artes. É Mestre em Arquitectura, formada pela ULHT. Actualmente é arquitecta, investigadora colaboradora do CEIS20 e doutoranda do curso de Estudos Contemporâneos da Universidade de Coimbra. No seu percurso académico tem desenvolvido, maioritariamente, trabalhos sobre património da arquitectura.

Formada em fotografia pelo Instituto Português de Fotografia, ao longo dos anos tem apresentado diversas exposições, individuais e colectivas, em Portugal.

Formada em poesia e escrita criativa pela Companhia do EU. Colaborou com diversos jornais e revistas, apresentou o seu primeiro livro de poesia intitulado A Imagem da Poesia, em Abril de 2011, e o seu segundo livro de poesia intitulado Palavras (Re)Vertidas, em Agosto de 2012. Participou na colectânea nacional Livro Aberto, na colectânea regional Os Açores nos Versos dos Seus Poetas e na colectânea internacional Mentes Poéticas, no decorrer de 2020. Foi organizadora da Antologia Internacional Mulheres Poetas, pela Editora Mente Aberta em 2021.

Além destas áreas, já desenvolveu trabalhos em moda, em teatro e representação e em pintura e desenho.

 

LURDES BRANCO

Nasce em Angra do Heroísmo dois anos após a Revolução de Abril. Cresce entre o verde da Serra de Santa Bárbara e a miragem de São Jorge e o Pico no horizonte.

Ao longa da vida profissional, desenvolve várias actividades em áreas tão diversas como o jornalismo, educação, política, restauração. Enquanto jornalista no Diário Insular foi responsável pelas páginas de cultura e tauromaquia.

Publicou diversas vezes no suplemento juvenil do Diário de Notícias, participou no Encontro de Escritores Açorianos em São Jorge, no concurso literário da Fundação Manuel da Fonseca e faz parte da colectânea Os Açores nos Versos dos seus Poetas.

Desde 2019 que chefia a cozinha de O Pirata Gastropub onde a poesia é feita com ingredientes misturados em panelas.

 

 

SANDRA FERNANDES

Sandra de Fátima Fernandes da Silva nasceu a 9 de Maio de 1979 na cidade de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira. Vive desde 2002 na ilha de São Miguel, onde se licenciou em Psicologia pela Universidade dos Açores.

A 21 de Agosto de 2010 criou o blogue Poesias de Terra e de Mar e, deste modo, abriu para o mundo uma janela, através da qual dá a conhecer a sua paixão pela escrita e acima de tudo pela Poesia.

Sandra Fernandes é autora dos livros Pedaços de uma Mulher, Meu Porto, meu abrigo, Rosas versus Espinhos, Poesia no Jardim (infantil) e Energia. Os livros Poesia no Jardim, Meu Porto, meu abrigo e Energia integram o Plano Regional de Leitura – Ler Açores.

Foi co-autora da Exposição Solidária “Registos de Luz São Poesia”. É ainda possível encontrar a sua poesia em diversas colectâneas nacionais, as mais recentes Os Açores nos versos dos seus poetasMulher, Coração da Liberdade, bem como na sua página de Facebook Mulher Poema.

Define a poesia como sendo a música do coração e que a acompanha dia após dia. Sandra Fernandes encara a vida de uma forma positiva, romântica e apaixonada, e é na vida, no amor, na natureza e nas vivências que encontra inspiração para escrever.

Informação adicional

Peso 0.162 kg
Dimensões (C x L x A) 21 × 15 × 1 cm
ISBN

978-989-735-326-0

Edição

Maio de 2021

Idioma

Português

Encadernação

Capa mole

Editora

Letras Lavadas

Também pode gostar…