Fauna Terrestre dos Açores - Guia de Campo

18,00 

Fauna Terrestre dos Açores – Guia de Campo

O guia de campo intitulado Fauna Terrestre dos Açores, uma ferramenta desenvolvida por António M. Frias Martins (moluscos), Paulo A. V. Borges (artrópodes), e Virgílio Vieira (anfíbios, répteis, aves e mamíferos), docentes e investigadores da Universidade dos Açores, pode ser recebido como tendo por objectivos ajudar os docentes e despertar a curiosidade dos discentes e do público em geral, proporcionando informações sobre estes animais na sala de aula e ajudando a distinguir entre indivíduos de aparência semelhante, mas não necessariamente relacionados, durante as suas actividades de campo. Na «Introdução» ao corpus do guia de campo propriamente dito os autores incluíram considerações sobre a geografia e a geologia, o clima, a população, a flora e a fauna terrestres dos Açores, e ainda sobre a conservação das espécies. Continuaram com instruções para uso do guia, e 200 fichas (250 animais). Concluíram com uma lista bibliográfica, e índices de nomes científicos e vulgares. Os blocos de fichas foram iniciados com um texto introdutório e organizados sequencialmente conforme a sucessão evolutiva de cada filo (i. e., Mollusca, Arthropoda e Chordata). Em cada ficha específica, ilustrada com fotografias, foi incluída informação sobre a taxonomia, o nome vulgar, a morfologia, o habitat, o modo de vida, a distribuição e ainda sobre peculiaridades da espécie. A formação superior e o conhecimento adquirido pelos autores em trabalho de campo devem ser tomados como garantia de qualidade digna de apreço deste guia de campo e suporte para que seja recomendado.

Luís M. Arruda

Autores: Virgílio Vieira, Paulo A. V. Borges e António M. de Frias Martins

Em stock

Autores

Virgílio Vieira

Virgílio VieiraDoutorado em Biologia – Ecologia Animal (2001) pela Universidade dos Açores. Investigador do Grupo da Biodiversidade dos Açores/Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (GBA-cE3c), desenvolvendo as suas actividades profissionais na Universidade dos Açores. Interessa-se pela biodiversidade dos insectos, a ecologia e a evolução nas ilhas, com enfoque especial nos lepidópteros e odonatos dos Açores. Tem participado em projectos de investigação, visando o controlo integrado de pragas agrícolas. É autor/co-autor de mais de uma centena de títulos científicos, publicados em revistas nacionais e internacionais da especialidade, incluindo livros e vários capítulos de livros na área das ciências, destacando-se, nomeadamente, os livros Borboletas Nocturnas dos Açores, Borboletas dos Açores: Papilionoidea e Sphingoidea, As libélulas dos Açores e Madeira, Chá dos Açores, Terrestrial Flora of the Azores – a field guide. É membro de várias associações culturais e científicas, nomeadamente, IUCN Mid-Atlantic Island Invertebrates Specialist Group, Sociedad Hispano-Luso-Americana de Lepidoperología (SHILAP) e Associação de Botânica dos Açores (ABA).

 

Paulo A. V. Borges

Doutorado em Ecologia de Insectos pela Universidade de Londres em 1997. Investigador do Grupo da Biodiversidade dos Açores, Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (GBA-cE3c) e docente da Universidade dos Açores (FCAA). É Director do GBA-cE3c, e Investigador Responsável da Infraestrutura de Biodiversidade Online mais antiga de Portugal (2006-), o AZORESBIOPORTAL (http://azoresbioportal.uac.pt/). Tem desenvolvido a sua actividade de investigação na área da Macro-ecologia e Conservação de artrópodes em sistemas insulares, com um foco particular nos mecanismos ecológicos que potenciam a conservação da biodiversidade em ilhas. Possui um total de 549 publicações, sendo de realçar 206 internacionais: i) Revistas Científicas Internacionais com Factor de Impacto (Thomson ISI) (n= 154); ii) artigos em revistas científicas Internacionais sem factor de Impacto (n = 32); iii) Capítulos de livro (n = 17), iv) Edições Especiais em Revistas Científicas (n= 3).

 

António M. de Frias Martins

É natural de Água d’Alto, São Miguel (n. 1946); doutorou-se em Ciências Biológicas (1985) na Universidade de Rhode Island (USA); é Professor Catedrático Jubilado da Universidade dos Açores. Especializou-se em Sistemática e Evolução de Moluscos. Organizou o Congresso Mundial de Malacologia (2013), vários workshops internacionais para investigação malacológica, bem como congressos e simpósios relacionados quer com a ciência quer com a conservação do património natural Açoriano. Foi Presidente da Unitas Malacologica – Associação Mundial de Malacologia (2010-2013). É Presidente da Sociedade Afonso Chaves e editor da sua revista, Açoreana. Publicou mais de uma centena de artigos de especialidade em revistas internacionais e nacionais e é autor/co-autor, entre outros, dos livros Ecologia Costeira dos Açores, Ilhas de Azul e Verde, O Anel da Princesa e Ilhéu de Vila Franca – o vulcão perfeito, e do programa televisivo da RTP/A Ilhas de Bruma.

 

Mais Livros Letras Lavadas

Informação adicional

Dimensões (C x L x A) 20 × 13 cm
ISBN

978-989-735-357-4

Edição

2021

Idioma

Português

Encadernação

Capa mole

Editora

Letras Lavadas

Também pode gostar
Produtos Relacionados