Lajes – Meu Porto de Afetos

14.00

Lajes – Meu Porto de Afetos

Com este projecto, o autor pretende homenagear a sua família materna, nomeadamente o seu avô, natural da Vila das Lajes, pessoa que se envolveu na Cultura da então freguesia, mais propriamente na Sociedade Progresso Lajense e no Carnaval do Ramo Grande.
Além da família, o poeta pretende mostrar a sua gratidão pelos artistas naturais da freguesia/vila que tem conhecido e a sua ligação telúrica e afectiva às suas tradições que tanto influenciaram a sua infância e a sua maneira de ser.
Nesta obra aborda as vivências passadas nas Lajes, passadas e presentes, toda a envolvência cultural nas suas tradições etnográficas (Carnaval, Espírito Santo, Festas da Vila, contexto histórico, etc.).
Que a leitura destes poemas consiga despertar ainda mais o interesse pelo Ramo Grande, no geral, e pelas Lajes, em específico, constituindo mais um contributo para enriquecer a sua vasta e rica Cultura.

 

Autor: João de Deus Melo

 

Em stock

Autores

JOÃO DE DEUS MELO

João de Deus Melo nasceu a 6 de Novembro de 1987, na freguesia da Sé (Angra do Heroísmo), residindo na freguesia da Conceição, partilhando laços familiares, com a ilha Terceira, (Lajes e Praia da Vitória) com a ilha de São Miguel (Vila Franca do Campo) e com a ilha Graciosa. Entre os 4 meses/2 anos de idade, foi criado por uma ama na freguesia do Porto Judeu, criando-lhe raízes rurais. Herdou o gosto pela escrita do seu avô materno, Gabriel Meneses, natural da Vila das Lajes e autor de assuntos de danças e bailinhos de Carnaval, mas foi durante a escola primária que descobriu que tinha algum talento, escrevendo quadras em dias e ocasiões especiais. Na Escola Secundária Padre Jerónimo Emiliano de Andrade completou o 3.º ciclo e o Secundário. Durante o liceu, voltou a despertar o interesse pela escrita, que estava adormecido há alguns anos. Ao longo do seu percurso académico, foi desenvolvendo a sua veia artística, sob a forma de poesia. Actualmente, trabalho como Técnico Superior no Arquivo de Imagem, Som e Filme, do Museu de Angra do Heroísmo, podendo trabalhar com uma das suas paixões – a fotografia. Realizou o seu estágio do curso nesta instituição, mais propriamente no Serviço Educativo.

 

Mais livros Letras Lavadas, aqui!

 

Informação adicional

Peso 0.319 kg
Dimensões (C x L x A) 21 × 15 × 1 cm
Edição

Maio de 2021

Idioma

Português

Editora

Letras Lavadas

Também pode gostar…