São Sebastião - O Lugar da Memória

35,00 

São Sebastião – O Lugar da Memória

São Sebastião – O Lugar da Memória é uma obra que aborda a freguesia de São Sebastião, no concelho de Ponta Delgada, num tempo cronológico entre os meados século XV e a atualidade.
O título deste trabalho remete o leitor para uma geografia e para uma memória. O presente estudo enquadra-se no projeto editorial que tenho vindo a desenvolver há vários anos. Os Açores e as suas gentes têm sido o mote para a realização de pesquisas de teor histórico-cultural, resultando em livros, artigos e conferências.

O projeto, agora apresentado publicamente, vem no seguimento de outros títulos sobre a cidade de Ponta Delgada e a ilha de São Miguel que tenho dado à estampa. São Sebastião – O Lugar da Memória é o resultado de uma investigação realizada sobre o referido território, tendo em foco os legados culturais e históricos. Pretende-se, desta forma, compreender uma geografia limitada no contexto do concelho que faz parte e da ilha de São Miguel, através de uma estreita relação entre a história e a memória. As tradições de uma comunidade fazem-se através dos legados culturais e dos percursos vivenciais, independentemente da sua geografia, da classe social e do credo religioso. Esta obra evidência o outro na sua dinâmica cultural e vivencial, tendo como base a memória do indivíduo enquanto produtor e autor de legados patrimoniais.

Conhecer, entender e valorizar o território implica observar, sentir, viver e, ao mesmo tempo, respeitar a geografia natural e humana do outro. Assim, a compreensão entre os povos faz-se pelo diálogo e pelo respeito em redor do entendimento entre os autores/atores e os observadores. São Sebastião reúne na sua geografia um assinalável legado patrimonial que se materializa em arquitetura militar, religiosa, doméstica, civil e pública, para além de um rico património imaterial. Esta obra só se tornou possível após a elaboração de um projeto que teve como ponto de partida o desejo de conhecer uma geografia, anteriormente erma, desabitada, isolada e desconhecida.

Autor: José de Almeida Mello

 

Mais livros Letras Lavadas

Em stock

Autores

José de Almeida MelloJosé de Almeida Mello nasceu na freguesia da Salga, concelho do Nordeste, em 1967. Licenciado em História e Mestre em Património e Museologia pela Universidade dos Açores. Foi assessor para a Cultura da Câmara Municipal de Ponta Delgada, presidente da associação Mnesis 9 e secretário-geral da Fundação Sousa de Oliveira. É coordenador da Biblioteca Municipal de Ponta Delgada, presidente da associação Amigos da Sinagoga e diretor do Núcleo Museológico da antiga Sinagoga de Ponta Delgada.

 

 

 

Informação adicional

Dimensões (C x L x A)30 × 23.5 × 3 cm
ISBN

978-989-735-342-0

Edição

2021

Idioma

Português

Encadernação

Capa Dura

Editora

Letras Lavadas