Os melhores livros infantis Letras Lavadas para ler na Quarentena

Desenvolver o hábito da leitura desde a infância é fundamental, pois é uma das formas de que dispomos para a interação com o ambiente em que estamos inseridos e para a nossa compreensão do mundo. A literatura desperta diferentes habilidades nas crianças, como a linguagem, a ampliação de vocabulário, a criatividade e a descoberta do mundo imaginário, do mundo real e do mundo interior. Com isso em mente, e estando nós a braços com a atual pandemia da COVID-19 que nos força a estar em Quarentena, elaborámos uma lista com 12 dos melhores livros infantis para ler na Quarentena. E escolhemo-los, não só porque são made in Azores, mas também pela sua mensagem positiva, e principalmente pela sua forte componente educativa.

Coragem e Sininho

Com a coleção “AS MULHERES E A REPÚBLICA”, de Rosabela Afonso, constituída por seis volumes, em que cada um aborda, de forma simples, resumida e ilustrada, a biografia de uma mulher que tenha contribuído de forma empenhada para os valores republicanos, as crianças têm contacto com uma visão da História no feminino, tão delegada para segundo plano. Com estes seis volumes, as crianças irão entender a importância das mulheres na difusão dos ideais da I República.
O primeiro volume, Coragem e Sininho, é dedicado a Carolina Beatriz Ângelo, a primeira mulher a votar em Portugal, por ocasião das eleições da Assembleia Constituinte de 1911.

Poderás adquiro-lo aqui!

 

Contos a Rimar – Histórias de Espantar

Livro infantojuvenil da autoria de Maria das Mercês Pacheco e de Tomaz Borba Vieira. O livro é composto de pequenos contos que rimam, escritos por Maria das Mercês Pacheco, devidamente ilustrados por Tomaz Borba Vieira.

Poderás adquiro-lo aqui!

 

Nas Asas da Determinação

No seguimento da coleção “AS MULHERES E A REPÚBLICA”, de Rosabela Afonso, o segundo volume, Nas Asas da Determinação, é dedicado a Adelaide Cabete que, entre outros feitos e exemplos de defesa dos direitos humanos, foi uma das primeiras mulheres a licenciar-se em Medicina e a representar o estado português.

Poderás adquiri-lo aqui!

 

A Lenda do Homenzinho das Quatro Estações – Uma Pegada de Resiliência

A obra A Lenda do Homenzinho das Quatro Estações – Uma pegada de resiliência, da autoria de Teresa Vicente e desenhos de Urbano, com textos em quatro idiomas: português, inglês, francês e espanhol, é uma obra que apela às mentes e aos corações dos leitores.
Abordando o significado de resiliência que emergiu da investigação de doutoramento da autora, esta obra pretende depositar uma semente de esperança às gerações presentes e vindouras através do homenzinho das quatro estações, que retrata nada mais do que essa mesma mensagem de amor e superação de nós próprios e de todos os obstáculos que encontramos nos nossos caminhos, surgindo daí novos e belos ciclos de vida.

Este livro tem também por objetivo a criação de um fundo “Uma pegada de resiliência”, para apoiar projetos de Redução de Riscos de Catástrofe, em todos os países onde o livro será vendido.

Poderás adquiri-lo aqui!

 

Maria Sem Medo

O terceiro volume da coleção “As Mulheres e a República”, Maria Sem Medo, é dedicado a Maria Veleda, pioneira na luta pela educação das crianças e dos direitos das mulheres e na propaganda dos ideais republicanos, sendo uma das mais importantes dirigentes do primeiro movimento feminista português.

Poderás adquiri-lo aqui!

 

As Aventuras de João Rezingão

Este livro infantil, de Ana Paula Medeiros Leite, conta a história de um menino chamado João Rezingão, que, como o nome indica, está sempre zangado e é um pouco incompreendido. O menino irá meter-se numa aventura em que aos poucos se vai apercebendo de que o que realmente importa para ser feliz. Com esta história escrita em versos, as crianças são levadas a viajar entre o mundo real e o da fantasia, brincando com as palavras que rimam e que nos mostram que, entre estes dois mundos, a única realidade é o amor e que este cura tudo. Tudo isto no cenário paradisíaco das ilhas dos Açores, onde João vive e a magia acontece…

Poderás adquiri-lo aqui!

 

Era uma vez…

O quarto volume da coleção “As Mulheres e a República“, Era uma vez…, é dedicado a Ana de Castro Osório, escritora, especialmente de livros infantis, jornalista, pedagoga, feminista e ativista republicana. Escreveu o primeiro manifesto feminista português, em 1905.

Poderás adquiri-lo aqui!

 

Um bando nas cócegas do vento

Um Bando nas Cócegas do Vento, de Susana Almeida Rodrigues, conta a história de Allegro, um Priolo que nasceu surdo, e o modo como os pais, a comunidade e os seus pares reagem à sua condição de «diferente», abordando o desenvolvimento de uma forma de comunicação gestual, o preconceito e a importância da amizade e do sentimento de pertença para o crescimento pessoal e o bem-estar, quando Allegro conhece duas aves surdas, Chico, o canário-da-terra, e o Melro-negro.

Leia aqui a entrevista à autora e sabe mais acerca do livro.

Poderás adquiri-lo aqui!

 

Das Palavras fez Espada ou A Fantástica História de Angelina

O 5.º volume da coleção “As Mulheres e a República“, Das Palavras Fez Espada, é acerca de Angelina Vidal, jornalista, escritora, tradutora, professora e olissopógrafa, reconhecida por ser acérrima lutadora pelos direitos das mulheres e dos mais pobres.

Poderás adquiri-lo aqui!

 

Poesia no Jardim

Como todos sabemos, a leitura para crianças reveste-se de uma importância fundamental a nível cognitivo, linguístico e afetivo. Deste modo, escutar histórias ou poemas permite à criança aumentar o seu vocabulário, desenvolver outras estruturas sintáticas, bem como outras regras do discurso que, com pouca frequência, aparecem na linguagem oral.A poesia, além disso, dá emoção à narrativa e expressa sentimentos e comportamentos de crianças e adultos.
Aconselhamos então o livro Poesia no Jardim, escrito por Sandra Fernandes, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Poesia, que nos descreve um dia no jardim de infância do Centro Social e Paroquial de São Pedro, em Ponta Delgada, com as suas rotinas diárias, as regras, as educadoras e outros elementos da equipa educativa, as relações e as interações que estabelecem com as crianças.

Poderás adquiri-lo aqui!

 

A Magia do Querer

O sexto volume da coleção “As Mulheres e a República“, A Magia do Querer, é dedicado a Emília Sousa Costa, escritora e contista, principalmente de literatura infantil, da qual foi considerada pioneira em língua portuguesa, e ativista dos direitos das mulheres.

Poderás adquiri-lo aqui!

 

 

A Lenda da Maria Encantada

Este livro regista a lenda da Donzela Maria Encantada, que existe no imaginário coletivo da ilha Graciosa, que o autor, José Jorge de Melo, crê ter origem no abalo de terra de 1837 que destruiu a Vila da Praia.

Existem as versões em português/ inglês, português/ francês e português/ alemão deste livro.