Sobre Nós

Publiçor é a maior casa editorial dos Açores, nascida a 15 de fevereiro de 1974, por iniciativa da J. Moura Lda., e representada por Gustavo Manuel Soares Moura, António Lourenço de Melo e José Maria Pacheco Ferreira de Melo.

Em 1980, a empresa expande os seus negócios para a área editorial de guias turísticos, publicando então o primeiro Guia Turístico dos Açores, apresentado em quatro línguas.

Em 1990 surge no mercado a Agenda Comercial dos Açores, publicação destinada aos gestores e quadros das empresas, dotada de informações que interessam, em particular, aos utilizadores residentes na Região.

Em 2007, o capital social da Publiçor é integralmente adquirido pela empresa de artes gráficas Nova Gráfica Lda, passando a fazer parte do Grupo Nova Gráfica. Foi também em 2007 que nasceu a chancela Letras Lavadas.

Até 2019, a Publiçor / Letras Lavadas tem no seu espólio mais de 300 livros editados, de diversas temáticas, que vão desde Literatura Ficcional, de Viagem e Infanto-juvenil; Crónicas; Poesia; Arte e Cultura, Ciências Naturais, como Zoologia, Biologia, Vulcanologia; Ciências Sociais, como História, Economia, Genealogia e Heráldica; Saúde; Desporto, Estudos Literários; Religião; Materiais de Apoio à Educação; a Gastronomia e Turismo. 

O mote da Letras Lavadas é «Expandir a Açorianidade no Mundo», pois apesar da grande diversidade de temas tratados nos nossos livros, o nosso ponto forte é a primazia que damos aos Açores, e suas especificidades, e a seus escritores.

Temos também publicações próprias, como a coleção Açores / Azores, com nove volumes, um para cada ilha do Arquipélago; o Guia Turístico dos Açores / Azores Tourist GuideIlha de São Miguel – Guia / Guide, o Top Azores Marinas dos Açores – Guia / Azores Marinas – Guide.

Mas o nosso papel na promoção da literatura em geral, e da dos Açores em particular, não se fica pela edição de livros, mas também pela organização de eventos literários, como o Fórum do Livro, em abril de 2017, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada; a primeira edição da Festa do Livro dos Açores, em julho de 2017, nas Portas do Mar; Livros no Jardim Antero de Quental, em parceria com a Câmara Municipal de Ponta Delgada, no dia 18 de setembro de 2017; e o I Encontro de Escritores Letras Lavadas, no dia 5 de março de 2018, no Centro Natália Correia. Apoiámos ainda a organização do evento Açores – Arquipélago de Escritores, em novembro de 2018.

Em julho de 2019, um novo projeto Letras Lavadas toma forma, uma livraria no centro de Ponta Delgada, no Largo da Matriz, 69.

Em 2020, foi criada uma nova chancela da Publiçor, a editora N9na Poesia, dedicada exclusivamente a este estilo literário, propondo-se a editar livros de poesia de autores açorianos e outros de Língua Portuguesa, especialmente poetas do espaço Atlântico, como Madeira, Açores, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, e conta com a coordenação de Henrique Levy. O seu primeiro projeto foi a reedição do livro de “A Sibylla — Versos Philosophicos”, da poetisa jorgense Marianna Belmira de Andrade (1844-1921).

A nossa oferta literária, além dos títulos editados por nós, consiste no melhor da literatura nacional e estrangeira.

Além de livros, também poderá comprar alguns produtos regionais, como mel, compotas e vinho.

Vamos conversar!