Sobre Nós

Publiçor é a maior casa editorial dos Açores, nascida a 15 de fevereiro de 1974, por iniciativa da J. Moura Lda., e representada por Gustavo Manuel Soares Moura, António Lourenço de Melo e José Maria Pacheco Ferreira de Melo.

Em 1980, a empresa expande os seus negócios para a área editorial de guias turísticos, publicando então o primeiro Guia Turístico dos Açores, apresentado em quatro línguas.

Em 1990 surge no mercado a Agenda Comercial dos Açores, publicação destinada aos gestores e quadros das empresas, dotada de informações que interessam, em particular, aos utilizadores residentes na Região.

Em 2007, o capital social da Publiçor é integralmente adquirido pela empresa de artes gráficas Nova Gráfica Lda, passando a fazer parte do Grupo Nova Gráfica. Foi também em 2007 que nasceu a chancela Letras Lavadas.

Até 2019, a Publiçor / Letras Lavadas tem no seu espólio mais de 300 livros editados, de diversas temáticas, que vão desde Literatura Ficcional, de Viagem e Infanto-juvenil; Crónicas; Poesia; Arte e Cultura, Ciências Naturais, como Zoologia, Biologia, Vulcanologia; Ciências Sociais, como História, Economia, Genealogia e Heráldica; Saúde; Desporto, Estudos Literários; Religião; Materiais de Apoio à Educação; a Gastronomia e Turismo. 

O mote da Letras Lavadas é «Expandir a Açorianidade no Mundo», pois apesar da grande diversidade de temas tratados nos nossos livros, o nosso ponto forte é a primazia que damos aos Açores, e suas especificidades, e a seus escritores.

Temos também publicações próprias, como a coleção Açores / Azores, com nove volumes, um para cada ilha do Arquipélago; o Guia Turístico dos Açores / Azores Tourist GuideIlha de São Miguel – Guia / Guide, o Top Azores Marinas dos Açores – Guia / Azores Marinas – Guide.

Mas o nosso papel na promoção da literatura em geral, e da dos Açores em particular, não se fica pela edição de livros, mas também pela organização de eventos literários, como o Fórum do Livro, em abril de 2017, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada; a primeira edição da Festa do Livro dos Açores, em julho de 2017, nas Portas do Mar; Livros no Jardim Antero de Quental, em parceria com a Câmara Municipal de Ponta Delgada, no dia 18 de setembro de 2017; e o I Encontro de Escritores Letras Lavadas, no dia 5 de março de 2018, no Centro Natália Correia. Apoiámos ainda a organização do evento Açores – Arquipélago de Escritores, em novembro de 2018.

 

Quer falar connosco?

Fechar Menu
×
×

Cart