Promoção!

Conversas com Arquitectos

19.00 9.50

Conversas com Arquitectos

O livro regista todas as entrevistas realizadas, ao longo de vários anos que o jornalista António Jorge Tavares realizou para os suplementos “Construção Civil” e “Habitar”, no jornal “Açoriano Oriental”.

Nos vinte e sete entrevistados, muitos deles com a influência da chamada “escola do Porto”, como os premiados com o prémio “Pritzker” – Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto de Moura – encontramos a opinião de arquitectos de três gerações.

É o caso da dupla – Francisco Vieira de Campos e Cristina Guedes  – que recentemente conquistaram o prestigiado prémio internacional “Mies van der Rohe”, com o projecto Centro de Artes, da Ribeira Grande.

Os arquitectos entrevistados são: Alcino Soutinho, Manuela Braga, Jorge Kol de Carvalho, Juan Herreros, Manuel Aires Mateus, Bernardo Rodrigues, Manuel Salgado, António Soares de Sousa, Manuel Graça Dias + Egas Vieira, Francisco Gomes de Meneses, Siza Vieira, Eduardo Kol de Carvalho, José Castro Parreira, João Faria Maia, Luís Almeida e Sousa + Fernando Monteiro, Rui Monteiro Pereira, Victor Mestre, António Menéres, Eduardo Souto Moura, Fernando Maia Pinto, Vasco Massapina, Joaquim Massena, Francisco Vieira Campos + Cristina Guedes, M-Arquitectos, Francisco Keil do Amaral, António Matos Gomes e Ana Vaz Milheiro.

 

Autor: António Jorge Tavares

 

Leia aqui a crítica ao livro por Luís Soares Almeida.

 

Mais livros Letras Lavadas

 

Em stock

Autores

ANTÓNIO JORGE TAVARES

 

António Jorge Tavares é natural do Porto (Massarelos), onde nasceu a 4 de julho de 1945.

Estudou na Escola Industrial Infante D. Henrique, na área de Química, mas o destino acabaria por levá-lo a ser Desenhador de Arquitectura, no atelier do Arquitecto António Brito, na altura Director da Escola Superior de Belas Artes do Porto.

Tem uma passagem de 10 anos por uma empresa multinacional, ligada à Construção Civil, onde continua os seus contactos com os arquitectos e a Arquitectura.

Inscreve-se no IADE, quando este instituto abre cursos de Design e de Arquitectura de Interiores na cidade do Porto, mas foi uma iniciativa efémera, já que a Revolução de Abril, fechou as portas logo no seu primeiro ano de actividade.

A par disso, sempre esteve ligado aos movimentos culturais da cidade, como o Cinema, o Teatro e a Fotografia, que depois da revolução de Abril, acabariam por levá-lo ao jornalismo.

Começa a fotografar para o vespertino “A Luta”, sendo depois convidado a ingressar nos quadros de “O Primeiro de Janeiro”, onde se manteve, outros 10 anos.

Ainda frequenta o primeiro ano de Arquitectura na Cooperativa Árvores, no curso da noite, mas é obrigado a desistir, por incompatibilidade com o horário que tinha no jornal.

É licenciado em Comunicação Social, pela Escola Superior de Jornalismo do Porto, onde foi cooperante, e uma pós-graduação em “Direito de Comunicação”, no Instituto Jurídico da Comunicação, da Faculdade de Direito de Coimbra (1995-1996).

Trabalhou também na área de Assessoria de Imprensa, nos Correios de Portugal, Gabinete do Governo Civil do Porto, na Associação Comercial do Porto, e outros organismos.

Encontra-se em Ponta Delgada, há mais de 12 anos, e no início da sua estada, teve um convite para colaborar no “Açoriano Oriental”, onde coordenou dois suplementos: “Construção Civil” e “Habitar”, para além de manter uma colaboração na revista “Açores” e ter quinzenalmente uma página dedicada a outra das suas paixões: o mundo dos vinhos.

Essa colaboração teve o seu fim, há já alguns anos, quando o grupo editorial resolveu dispensar dos seus quadros jornalistas.

O presente livro é, no fundo, um repositório de todo um trabalho jornalístico, na área da Arquitectura que o autor pretendeu não ficar esquecido.

Actualmente trabalha como jornalista “free-lancer”, interessando-se pela área da Comunicação Social e Fotografia, mantendo uma colaboração permanente no jornal “A Voz de Melgaço”.

 

 

Informação adicional

Peso 0.600 kg
Dimensões (C x L x A) 23 × 16.2 × 1.2 cm
ISBN

978-989-735-116-7

Edição

2016

Idioma

Português

Encadernação

Capa mole

Editora

Letras Lavadas

Também pode gostar…