Flores do Nosso Jardim

18,00 

Flores do Nosso Jardim

Alcandorado na arriba sobranceira à Fajã do Mar, na baía do Faial, no nordeste da Ilha da Madeira, o Jardim do Tojal, com uma área aproximada de 1000 m2, é um recanto onde, em novembro de 2024, prosperavam 504 tipos de plantas, com predomínio para as de origem subtropical.

Cuidámos com carinho, bromélias e justícias-vermelhas, da América tropical, gincos e hortênsias, da Ásia oriental, próteas e flores-paraquedas, da África meridional, grevíleas e fetos-arbóreos, da Austrália, leptospermos, da Nova Zelândia, cedros, dragoeiros, marmulanos e cilas, da Madeira. No nosso ‘cottage garden’, localizado 200 metros acima do nível do oceano, tratámos com igualdade de direitos a estrangeira faia-europeia e a nativa faia-das-ilhas, a exótica árvore-da-canela e o loureiro indígena, o folhado da Europa Mediterrânica e o folhado da Madeira. Durante doze anos, praticámos uma jardinagem ecologicamente sustentável e jamais nos esquecemos de que as plantas são seres sencientes.

 


Autor: Raimundo Quintal

 

Em stock

Partilhe nas suas redes:

DETALHES DO PRODUTO

Informação adicional

Dimensões (C x L x A) 17 × 15 × 2,5 cm
ISBN

9789897355936

Edição

Março 2025

Idioma

Português

N.º Páginas

278

Encadernação

Capa Mole

Editora

Letras Lavadas

SOBRE O AUTOR

No data was found

RAIMUNDO QUINTAL

Nasceu no Funchal, a 6 de outubro de 1954. Doutorado em Geografia Física pela Universidade de Lisboa. Investigador no Centro de Estudos Geográficos, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Universidade de Lisboa. Vereador com o Pelouro do Ambiente, Educação e Ciência da Câmara Municipal do Funchal, de janeiro de 1994 a janeiro de 2002. Entre os projetos de conservação da natureza, de requalificação paisagística e de educação ambiental que liderou, destacam-se a criação do Parque Ecológico do Funchal e o Galardão Ouro das Cidades e Vilas Floridas da Europa (2000).

Fundador da Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal e presidente da direção desde fevereiro de 2002. Autor de livros e de numerosos artigos de Fitogeografia, Ecologia e Educação Ambiental. Autor e realizador de 84 documentários sobre património natural e cultural, exibidos em televisões nacionais e internacionais. Coordenador do projeto de restauração da biodiversidade, que a Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal vem realizando no maciço montanhoso do Pico do Areeiro, Ilha da Madeira, desde 2001. Responsável científico do projeto de requalificação do Jardim Botânico José do Canto, em Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, 2014 — 2017. Responsável científico pela criação e desenvolvimento do Campo de Educação Ambiental do Santo da Serra — Eva e Américo Durão, Ilha da Madeira, desde abril de 2019. Figura do Futuro na Área do Ambiente; eleito pelos leitores do jornal “Correio da Manhã”, em março de 2009.

Prémio QUERCUS 2012”, distinção atribuída a personalidades que se evidenciam de forma relevante na área do ambiente. Prémio “UMa Reconhecimento; distinção de natureza individual atribuída pela Universidade da Madeira, através do seu Conselho de Cultura, pelo contributo cultural prestado à Região Autónoma da Madeira — cerimónia realizada a 24 de abril de 2018. Menção Honrosa na categoria “Personalidade” — Prémios Verde Visão + Águas de Portugal — 05 de junho de 2022.

ISBN: 9789897355936

 

Mais livros Letras Lavadas

Também pode gostar

Outras Sugestões