Açores no Mundo

28.00

Açores no Mundo

A presente obra apresenta três méritos inquestionáveis.

O primeiro é ajudar a conhecer melhor a projeção no mundo desse verdadeiro paraíso terreno que são os Açores.

O segundo é homenagear a saga dos Açorianos por todo o mundo, embaixadores notáveis que são da sua terra amada e de Portugal.

O terceiro é a própria personalidade do autor, reconhecida, pelos mais variados quadrantes açorianos, como um homem probo, dedicado à causa pública, servidor dedicado do interesse coletivo.

Por tudo isso, bem-haja José Andrade e auspicioso seja o 90º aniversário da primeira Casa dos Açores em Lisboa, e primeira de muitas outras, que honram os Açores e enobrecem a nossa Pátria Comum.

Lisboa, março de 2017, in prefácio por Marcelo Rebelo de Sousa

Organização: José Andrade

Em stock

Autores

JOSÉ ANDRADE

José Andrade nasceu e vive na cidade de Ponta Delgada, ilha de São Miguel, Região Autónoma dos Açores. É licenciado em Ciências Sociais e profissional da RTP/Açores.

No exercício de sucessivas responsabilidades institucionais, tem dedicado especial atenção à diáspora açoriana.

Enquanto chefe de gabinete da presidência da Câmara Municipal de Ponta Delgada e, depois, Vereador da Cultura e Ação Social, organizou os processos de geminação da cidade de Ponta Delgada com Florianópolis (Santa Catarina) e Newport (Rhole Island), em 2003, e iniciou o processo de construção da réplica monumental das Portas da Cidade de Ponta Delgada em Fall River (Massachusetts). E, como presidente da Comissão Municipal de Toponímia de Ponta Delgada, propôs os topónimos locais “Rua Cidade de Fall River” (1998), “Rua Cidade de San Leandro” (2000), “Rua Cidade de Newport” (2003), “Rua Cidade de Toronto” (2003), “Rua Cidade de Florianópolis ” (2003), “Rua Cidade de Porto Alegre” (2003) e “Alameda das Comunidades Açorianas” (2008).

Enquanto assessor do Presidente do Governo Regional dos Açores, participou no encerramento das comemorações dos 250 anos da colonização açoriana do Sul do Brasil, nas cidades de Florianópolis e Porto Alegre, em 1996.

Enquanto Deputado à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, acompanhou os assuntos parlamentares das Comunidades Açorianas, a par da Cultura e da Comunicação Social, e participou nas três últimas assembleias gerais do Conselho Mundial das Casas dos Açores realizadas em Hilmar (Califórnia) em 2014, Montreal (Quebeque) em 2015 e Flores e Corvo (Açores) em 2016.

Proferiu uma conferência sobre “A importância das Casas dos Açores na eterna saudade do imigrante” na XVII Semana Cultural da Casa dos Açores do Ontário, em Toronto, em 2014, e uma conferência sobre “Tradições culturais nas “dez” ilhas açorianas”, em Florianópolis, a convite do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina e da Academia Catarinense de Letras, em 2015.

É Membro Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina e sócio da Associação dos Emigrantes Açorianos.

Em 2021, José Andrade foi nomeado Diretor Regional das Comunidades do XIII Governo dos Açores.

Mais Livros Letras Lavadas

Informação adicional

Peso 1.158 kg
Dimensões (C x L x A) 28.5 × 22.5 × 2 cm
ISBN

978-989-735-136-5

Edição

2017

Idioma

Português

Encadernação

Capa dura

Editora

Letras Lavadas

Também pode gostar…