30 Ensaios de Genealogia Micaelense

28,00 

30 Ensaios de Genealogia Micaelense

Este trabalho de António Ornelas Mendes é fruto do longo confinamento que nos atingiu bem recentemente, imposto pela 1ª grande epidemia do século XXI. Mais concretamente, os 30 Ensaios de Genealogia Micaelense surgiram com o aprofundamento das origens maternas de Antero de Quental, publicadas em 1948 por José-Bruno Carreiro, na sua exaustiva biografia de um dos maiores nomes da Literatura e do Pensamento nacionais intitulada Antero de Quental – Subsídios para a sua biografia.
A esta investigação sucederam-se outras respeitantes a personagens de destaque da Ilha de S. Miguel e a notáveis nacionais com ascendência micaelense (Eça, Pessoa, Sena …), reunindo-as no volume agora dado à estampa.
O autor – percebe-se no trabalho – procurou linhas familiares que em regra não tinham sido exploradas por Rodrigo Rodrigues, um incontornável investigador cuja vastíssima obra veio a ser publicada em 2008, Genealogias de São Miguel e Santa Maria, rapidamente esgotada pela curiosidade que despertou e pela oportunidade na ajuda ao entendimento das mutações sociais das ilhas orientais dos Açores ao longo de mais de cinco séculos.
António Ornelas Mendes, nos 30 Ensaios, procurou intencionalmente seguir linhagens, na maioria humildes e apagadas, mas nem por isso menos importantes para a compreensão do tecido social micaelense, do de outras ilhas (Terceira, Graciosa e Flores) e ainda algumas de raiz estrangeira (Anglin, Riley), cujas descendências, com o rolar dos tempos, geraram personagens que, pelo seu próprio mérito, atingiram destaque na sociedade em que viveram.

————————————

Autor: António Ornelas Mendes

Em stock

Partilhe nas suas redes:

DETALHES DO PRODUTO

Informação adicional

Peso 0,650 kg
Dimensões (C x L x A) 13 × 16 × 3,4 cm
ISBN

9789897354496

Edição

MAI – 2023

Idioma

Português

Encadernação

Capa mole

Páginas

610

Editora

Letras Lavadas

SOBRE O AUTOR

António Ornelas Mendes

 

Mais livros Letras Lavadas

Também pode gostar

Também pode gostar…

Adicione aqui o texto do seu título

Outras Sugestões