A Sedução da Filologia

14.00

A Sedução da Filologia

Este livro aborda a história da cultura através das palavras, estuda a etimologia ou a verdadeira origem e significado das palavras – citando e analisando alguns exemplos que pareceram mais curiosos para o autor.
Este livro não é um inventário de termos e sua explicação, nem um glossário tecnocientífico, nem a “sebenta” de uma cadeira. Pretende apenas ser uma exemplificação, uma proposta metodológica de relacionação de termos. Uma “viagem” por alguns conjuntos de palavras.
Uma porta aberta para a sedução que a filologia (o amor às palavras) sobre nós pode exercer.

Autor: António Machado Pires

Em stock

Descrição

António Machado Pires

Nasceu em Angra do Heroísmo, em 1942. Licenciado em Filologia Românica, na Faculdade de Letras de Lisboa, onde lecionou e foi assistente de Vitorino Nemésio. Doutorou-se em 1979. Foi Reitor da Universidade dos Açores (que instalou) e da qual é Professor Catedrático Aposentado. Fez conferências em universidades do Brasil, Bélgica, Alemanha, EUA, Inglaterra e Espanha. Pertence ao Conselho Editorial da Imprensa Nacional/ Casa da Moeda, onde tem dirigido a publicação das obras completas de Vitorino Nemésio. O seu Livro Luz e Sombras no Século XIX em Portugal ganhou o prémio PENCLUB – Ensaio.

Mais livros Letras Lavadas

 

 

 

 


 

Informação adicional

Peso 0.260 kg
Dimensões (C x L x A) 20.7 × 14.5 × 1.5 cm
ISBN

978-989-735-256-0

Edição

01 – AGO – 2020

Idioma

Português

Encadernação

Capa dura

Editora

Letras Lavadas