A Sedução da Filologia

14,00 

A Sedução da Filologia

Este livro aborda a história da cultura através das palavras, estuda a etimologia ou a verdadeira origem e significado das palavras – citando e analisando alguns exemplos que pareceram mais curiosos para o autor.
Este livro não é um inventário de termos e sua explicação, nem um glossário tecno-científico, nem a “sebenta” de uma cadeira. Pretende apenas ser uma exemplificação, uma proposta metodológica de relacionação de termos. Uma “viagem” por alguns conjuntos de palavras.
Uma porta aberta para a sedução que a filologia (o amor às palavras) sobre nós pode exercer.

Autor: António Machado Pires

Em stock

DETALHES DO PRODUTO

Informação adicional

Peso 0,260 kg
Dimensões (C x L x A) 20,7 × 14,5 × 1,5 cm
ISBN

978-989-735-256-0

Edição

01 – AGO – 2020

Idioma

Português

Encadernação

Capa dura

Editora

Letras Lavadas

SOBRE O AUTOR

António Machado Pires

Nasceu em 1942, em Angra do Heroísmo, e faleceu em 2022, em Ponta Delgada. Licenciado em Filologia Românica, na Faculdade de Letras de Lisboa, onde leccionou e foi assistente de Vitorino Nemésio, de Lindley Cintra e de Jacinto Prado Coelho. Doutorou-se em 1979 com uma tese obre a ideia de decadência na Geração de 70 (séc. XIX). Escreveu e publicou (livros, artigos, ensaios e conferências) sobre Alexandre Herculano, Antero de Quental, Eça de Queirós, Oliveira Martins, Raúl Brandão, diversa problemática do séc. XIX, Vitorino Nemésio, Sebastianismo, questões universitárias, etc. Foi Reitor da Universidade dos Açores (que instalou) e da qual foi Professor Catedrático Aposentado. Fez conferências em universidades do Brasil (Bahia, Santa Catarina), da Bélgica (Gant, Bruxelas), da Alemanha (Trier, Bona,Achen), dos E.U.A. (S.M.U., Brown, Yale), de Inglaterra (Bristol) e da Espanha (Canárias, La Laguna). Orientou teses (doutoramento e mestrado) em Cultura e Literatura Portuguesas. Pertenceu ao I.N.I.C. e ao Conselho Editorial da Imprensa Nacional/ Casa da Moeda, onde dirigiu a publicação das obras completas de Vitorino Nemésio. O seu Livro Luz e Sombras no Século XIX em Portugal ganhou o prémio PENCLUB – Ensaio. Em 2014, publicou Páginas sobre a Açorianidade (Letras Lavadas Edições) e fez uma série de doze programas de televisão sob o título “Açorianidade” (com convidados). Em 2015, publicou Machado Pires, Memórias e Reflexões, pensamentos dos últimos vinte e cinco anos.

Mais livros Letras Lavadas

 


 

Também pode gostar

Outras Sugestões