do céu de Abraão (Crónicas picoenses)

18,00 

do céu de Abraão (Crónicas picoenses)

“Estas crónicas oscilam entre a memória e a esperança, a saudade e o receio, o realismo e a vontade de superar o inevitável, a noção da dureza das pedras negras aliada à crença na montanha da ilha ali não existente por acaso, pois sendo o Pico a mais jovem das nove dos Açores, tem direito a ainda muitos séculos de vida à sua frente.
(…) Estas páginas do José Gabriel Ávila são um mergulho no fundo do tempo da ilha que só um local conhece na pele. A recolha desta espécie de antologia dos escritos que ao longo de décadas vem publicando na imprensa local é um modo de esse seu Pico nos ser presenteado de bandeja, em pacote vivo e desafiador.”

Onésimo T. Almeida, do Prefácio

Autor: José Gabriel Ávila

Em stock

Partilhe nas suas redes:

DETALHES DO PRODUTO

Informação adicional

Dimensões (C x L x A) 23 × 16 × 2,5 cm
ISBN

978-989-735-468-7

Edição

Julho de 2023

Idioma

Português

Encadernação

Capa mole

Editora

Letras Lavadas

SOBRE O AUTOR

José Gabriel L.M. Ávila nasceu nas Lajes do Pico em 1947.

Fez o ciclo preparatório no Seminário Menor de Ponta Delgada e os cursos liceal e Teológico no Seminário de Angra.
Por influência de seu pai, o jornalista e historiador Ermelindo Ávila, cedo começou a interessar-se pela imprensa.
Durante o curso de Filosofia, coordenou, juntamente com Onésimo T. Almeida e Gualter Dâmaso a página “Amanhã Somos Nós”, publicada no semanário O DEVER das Lajes do Pico, então dirigido pelo seu fundador e distinto jornalista Pe Xavier Madruga.
No Curso de Teologia, integrou a equipa do programa radiofónico “Hoje é Domingo” do Rádio Clube de Angra, juntamente com José F. Costa, Octávio Medeiros e Onésimo T. Almeida.
Na cidade de Carmona, Uíge, Angola, colaborou no programa radiofónico “Esperança” 72 e 73, do Rádio Clube do Uíge, juntamente com o Pe Octávio Medeiros, Maria Odete Ávila, Rui Maeiro e Carlos Melim.
Regressado aos Açores em 1975, após ter cumprido o serviço militar em Angola, foi professor de Português no Externato General Lacerda Machado e no Liceu Nacional da Horta.
Em 1978 integra os quadros redatoriais da RDP-Açores.
Em 1982 ingressa na RTP-Açores, onde desempenha funções de repórter, apresentador de programas de informação diários e não-diários entre os quais: “Telejornal”, “Arquipélago”,
“9 ilhas” e “Atlântida”. Coordenou e apresentou a emissão direta da visita do Papa João Paulo II
às ilhas Terceira e São Miguel, em 11 de maio de 1991.
Em 2004 cessou a sua atividade na RTP-A.
Após um curto período no cargo de relações públicas e comunicação da Secretaria das Obras Publicas, Transportes e Comunicações, reativou a sua carteira de jornalista (n.º 239).
Nessa qualidade, tem dispersa colaboração sobre a atualidade com crónicas em rádios locais e jornais, nomeadamente: “Diário dos Açores”, “Terra Nostra”, “Açores”, “Ilha Maior”, “A Crença” e “Rádio Atlântida”.
Presidiu à Comissão de Análise dos Apoios à Comunicação Social Privada (PROMEDIA).
Em 2010, o Externato General Lacerda Machado publicou o livro “Vidas no Mar” – coletânea de estórias de baleeiros recolhidas em 1976 pelos alunos da Disciplina de Português, sob a sua coordenação.
“Do céu de Abraão” (crónicas picoenses) é o seu primeiro livro.

 

Também pode gostar

Adicione aqui o texto do seu título

Outras Sugestões