janelas de fuga: escrevendo entre filosofia e infância

18,00 

Em stock

janelas de fuga – escrevendo entre filosofia e infância

«Dando continuidade ao trabalho da primeira obra publicada no âmbito do Mestrado em Filosofia para Crianças da Universidade dos Açores (Costa Carvalho; Vieira, 2022), encontramo‑nos novamente a (ar)riscar. Desta feita, para reafirmar os estudos filosóficos como espaço e tempo da infância: no sentido de se dedicarem à infância (enquanto foco de estudo), mas também no sentido de pertencerem à infância (enquanto lugar para uma relação infantil com o mundo). A primeira parte do nosso livro compõe-se de um artigo originalmente intitulado “The philosopher as teacher: philosophy and the young child”, publicado na revista Metaphilosophy, em 1979, e agora pela primeira vez traduzido para língua portuguesa. A importância dos estudos filosóficos de Gareth Matthews sobre a infância é hoje consensualmente reconhecida e consideramos que a abertura do presente volume seria uma excelente oportunidade para dar a conhecer a um público mais alargado esta importante peça do seu corpus textual.
A partir das inspirações e arejamentos que encontramos à janela com Gareth Matthews, a segunda parte do livro faz‑se das vozes de outros infantes: antigos alunos do Mestrado em Filosofia para Crianças que, tendo terminado as suas dissertações, escreveram capítulos ilustrativos das investigações que realizaram nesses percursos».

Coordenação: Magda Costa Carvalho e Rui Sampaio da Silva

Partilhe nas suas redes:

DETALHES DO PRODUTO

Informação adicional

Dimensões (C x L x A) 23 × 16 × 1,5 cm
ISBN

978-989-735-431-1

Edição

Setembro de 2023

Idioma

Português

Encadernação

Capa mole

Editora

Letras Lavadas

SOBRE O AUTOR

Magda Costa Carvalho é Professora Auxiliar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade dos Açores, onde coordena o Mestrado em Filosofia para Crianças. É membro integrado do NICA: Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente, da Universidade dos Açores, e do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto. É Investigadora Responsável do projeto escuto.te: vozes das infâncias entre a filosofia e a política, financiado pelo Governo dos Açores.

Rui Sampaio da Silva é Professor Auxiliar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade dos Açores, fazendo parte do corpo docente do Mestrado em Filosofia para Crianças. É membro integrado do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa e do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade dos Açores. Foi investigador visitante na Universidade Humboldt, de Berlim, e na Universidade Brown, nos Estados Unidos.

 

Também pode gostar

Outras Sugestões