São Sebastião - O Lugar da Memória

35,00 

São Sebastião – O Lugar da Memória

São Sebastião – O Lugar da Memória é uma obra que aborda a freguesia de São Sebastião, no concelho de Ponta Delgada, num tempo cronológico entre os meados século XV e a actualidade.
O título deste trabalho remete o leitor para uma geografia e para uma memória. O presente estudo enquadra-se no projecto editorial que tenho vindo a desenvolver há vários anos. Os Açores e as suas gentes têm sido o mote para a realização de pesquisas de teor histórico-cultural, resultando em livros, artigos e conferências.

O projecto, agora apresentado publicamente, vem no seguimento de outros títulos sobre a cidade de Ponta Delgada e a ilha de São Miguel que tenho dado à estampa. São Sebastião – O Lugar da Memória é o resultado de uma investigação realizada sobre o referido território, tendo em foco os legados culturais e históricos. Pretende-se, desta forma, compreender uma geografia limitada no contexto do concelho que faz parte e da ilha de São Miguel, através de uma estreita relação entre a história e a memória. As tradições de uma comunidade fazem-se através dos legados culturais e dos percursos vivenciais, independentemente da sua geografia, da classe social e do credo religioso. Esta obra evidência o outro na sua dinâmica cultural e vivencial, tendo como base a memória do indivíduo enquanto produtor e autor de legados patrimoniais.

Conhecer, entender e valorizar o território implica observar, sentir, viver e, ao mesmo tempo, respeitar a geografia natural e humana do outro. Assim, a compreensão entre os povos faz-se pelo diálogo e pelo respeito em redor do entendimento entre os autores/actores e os observadores. São Sebastião reúne na sua geografia um assinalável legado patrimonial que se materializa em arquitectura militar, religiosa, doméstica, civil e pública, para além de um rico património imaterial. Esta obra só se tornou possível após a elaboração de um projecto que teve como ponto de partida o desejo de conhecer uma geografia, anteriormente erma, desabitada, isolada e desconhecida.

Autor: José de Almeida Mello

 

Mais livros Letras Lavadas
Junte-se à lista de espera Iremos informá-lo quando o produto chegar em stock. Por favor, deixe abaixo o seu endereço de email válido.

Esgotado

DETALHES DO PRODUTO

Informação adicional

Dimensões (C x L x A) 30 × 23,5 × 3 cm
ISBN

978-989-735-342-0

Edição

2021

Idioma

Português

Encadernação

Capa Dura

Editora

Letras Lavadas

SOBRE O AUTOR

José de Almeida MelloJosé de Almeida Mello nasceu na freguesia da Salga, concelho do Nordeste, em 1967. Licenciado em História e Mestre em Património e Museologia pela Universidade dos Açores. Foi assessor para a Cultura da Câmara Municipal de Ponta Delgada, presidente da associação Mnesis 9 e secretário-geral da Fundação Sousa de Oliveira. É coordenador da Biblioteca Municipal de Ponta Delgada, presidente da associação Amigos da Sinagoga e director do Núcleo Museológico da antiga Sinagoga de Ponta Delgada.

 

 

 

Também pode gostar

Outras Sugestões