50 anos de Abril – Democracia & Autonomia

22,00 

Em stock

50 anos de Abril – Democracia & Autonomia

A democracia portuguesa de 1974 foi uma das principais causas da autonomia açoriana de 1976. E esta é uma das melhores consequências daquela. Para celebrar os 50 anos da Revolução dos Cravos na perspetiva da Autonomia Constitucional, este livro reúne, pela primeira vez, os testemunhos de todos os sucessivos presidentes do Governo Regional (João Bosco Mota Amaral, Alberto Romão Madruga da Costa, Carlos César, Vasco Cordeiro e José Manuel Bolieiro) e da Assembleia Legislativa (Álvaro Monjardino, José Reis Leite, Humberto Melo, Dionísio Sousa, Fernando Menezes, Francisco Coelho, Ana Luísa Luís e Luís Garcia) da Região Autónoma dos Açores. E para melhor enquadrar os depoimentos açorianos dos líderes autonómicos do pós-25 de abril, este livro encerra com uma Cronologia Açoriana da Democracia Portuguesa, que recorda e regista figuras e factos da Autonomia Política.

50 anos de Abril – Democracia & Autonomia é um hino de louvor à Autonomia dos Açores em meio século de Democracia em Portugal.

—-

Organização de José Andrade

 

Partilhe nas suas redes:

DETALHES DO PRODUTO

Informação adicional

Dimensões (C x L x A) 24 × 17 × 1,7 cm
ISBN

978-989-735-530-1

Edição

Abril de 2024

N.º Páginas

146

Idioma

Português

Encadernação

Capa dura

Editora

Letras Lavadas

SOBRE O AUTOR

José Andrade

José Andrade nasceu na cidade de Ponta Delgada, ilha de São Miguel, Região Autónoma dos Açores, em 1966. É licenciado em Ciências Sociais, na especialidade de Ciência Política, e integra o quadro de pessoal da RTP/Açores desde 1988. No exercício de sucessivas responsabilidades institucionais, tem dedicado especial atenção à diáspora açoriana. Enquanto assessor do Presidente do Governo Regional dos Açores, participou no encerramento das comemorações dos 250 anos da colonização açoriana do Sul do Brasil, nas cidades de Florianópolis e Porto Alegre, em 1996. Enquanto chefe de gabinete da presidência da Câmara Municipal de Ponta Delgada ou Vereador da Cultura e Acção Social, organizou os processos de geminação da cidade de Ponta Delgada com Florianópolis (Santa Catarina) e Newport (Rhode Island), em 2003, e com Kaua’i (Havai), em 2018, e iniciou o processo de construção da réplica monumental das Portas da Cidade de Ponta Delgada em Fall River (Massachusetts), em 2004. Como presidente da Comissão Municipal de Toponímia de Ponta Delgada, propôs os topónimos locais “Rua Cidade de Fall River” (1998), “Rua Cidade de San Leandro” (2000), “Rua Cidade de Newport” (2003), “Rua Cidade de Toronto” (2003), “Rua Cidade de Florianópolis” (2003), “Rua Cidade de Porto Alegre” (2003) e “Alameda das Comunidades Açorianas” (2008). Enquanto Deputado à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, acompanhou os assuntos parlamentares das Comunidades Açorianas, a par da Cultura e da Comunicação Social, e participou nas assembleias gerais do Conselho Mundial das Casas dos Açores realizadas em Hilmar (Califórnia) em 2014, Montreal (Quebeque) em 2015 e Flores e Corvo (Açores) em 2016. Durante este período, visitou todas as Casas dos Açores existentes em Portugal, Estados Unidos da América, Canadá, Brasil e Uruguai, por iniciativa própria e a expensas pessoais, de cujos contactos resultou a publicação do livro Açores no Mundo, com prefácio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. É membro correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (Brasil) e sócio, agora suspenso, da Associação dos Emigrantes Açorianos. Foi distinguido com o título de “Cidadão Honorário de Florianópolis”, no Estado de Santa Catarina, Brasil (2023); com a “Sala Dr. José Maria de Medeiros Andrade” na Casa dos Açores do Estado do Espírito Santo, Brasil (2022); com o título de “Cidadão Honorário do Município de Viana”, no Estado do Espírito Santo, Brasil (2022); com o Troféu “Portugalidade” do jornal Audiência (2021); com o Diploma de Reconhecimento Municipal do Município de Ponta Delgada (2016); e com o Prémio “Personalidade Cultural do Ano” da revista Saber Açores (2012). Exerceu as funções de Director Regional das Comunidades no XIII Governo da Região Autónoma dos Açores de Dezembro de 2020 a Fevereiro de 2024.

Também pode gostar

Também pode gostar…

Outras Sugestões