A Galope numa Noite de Búzios

14,00 

A Galope numa Noite de Búzios

(…) E agora há este Carlos Enes, actor numa escrita que é clara como a água das fontes, porque não contaminada pelos filtros do literariamente correcto, da qual não se pode dizer que é «pão, pão — queijo, queijo» (e lá diz o autor a páginas tantas: «Em tempo de crise não há lugar para palavras enfeitadas com redundâncias»), e que demonstra um profundo conhecimento, adquirido pela observação, da língua portuguesa, dos seus falantes, e das potencialidades de uma e dos outros — que o autor muito bem explora com recurso, como exemplos mais evidentes, à catacrese e, sobretudo, ao trocadilho (ou calembour, se quisermos algo mais «chic a valer»), técnicas que, também elas, encontramos nas conversas dos nossos dia-a-dias.

Quem conhece o autor pessoalmente, encontra a cada página deste livro o seu sorriso (simpático, irónico, cáustico…), e isso é reconfortante porque nos faz sentir que não estamos sozinhos: muito do que ele diz é aquilo que nós, leitores, também diríamos; só que foi ele quem o disse — e uso aqui «dizer» em vez de «escrever», porque a sua escrita tem muito do ritmo e da sonoridade da oralidade que, como todos desconfiamos, replica as batidas do coração: lê-lo, é como se estivéssemos a ouvi-lo.

Luiz Fagundes Duarte

Autor: Carlos Enes

Em stock

Partilhe nas suas redes:

DETALHES DO PRODUTO

Informação adicional

Dimensões (C x L x A) 23 × 16 × 1,1 cm
ISBN

978-989-735-458-8

Edição

2023

Idioma

Português

Encadernação

Capa mole

Páginas

128

Editora

Letras Lavadas

SOBRE O AUTOR

CARLOS ENES

Nasceu (1951) na Vila Nova, ilha Terceira. Licenciado em História, pela Faculdade de Letras de Lisboa (1979), foi professor no Ensino Secundário, desde 1978. Exerceu também funções docentes na Universidade Eduardo Mondlane (1981-84), Maputo, e na Universidade Aberta (1996-2003), Lisboa. Orientador Pedagógico do Ramo Educacional do Departamento de História da Faculdade de Letras de Lisboa, 1988-89.

Mestre em História Contemporânea (1993), pela Universidade Nova de Lisboa, dedica-se há vários anos ao estudo da história açoriana. Com duas dezenas de livros e de artigos publicados, participou em colóquios e fóruns (cerca de 40) nas mais diversas instituições. Tem colaboração abundante na Enciclopédia Açoriana, edição online, na História dos Açores, editada pelo IAC, e no Dicionário de Educadores Portugueses.

No campo da etnografia aprofundou estudos sobre o Carnaval e as festas do Espírito Santo, na Terceira. Na área da cultura, comissariou várias exposições, participou em júris para a seleção de obras a subsidiar pela DRAC, e foi membro do Conselho Regional de Cultura.

É autor do romance Terra do Bravo (2005), edição esgotada, e de Cicatriz da Chuva, poesia (2016).

Deputado na Assembleia da República pelo Partido Socialista, na legislatura de 2011-2015, foi agraciado com a medalha de Mérito Profissional, atribuída pelo Governo Regional/Assembleia Regional dos Açores, em 2019. Membro dos corpos diretivos da Casa dos Açores em Lisboa, de 1999 a 2018.

Mais livros Letras Lavadas

 

Também pode gostar

Adicione aqui o texto do seu título

Outras Sugestões