Ilhíada

14,00 

O livro começou a ganhar forma a partir dos artigos que publiquei tendo como temas o célebre livro de viagens, As Ilhas Desconhecidas, de Raul Brandão e um conjunto de poemas e ensaios de Vitorino Nemésio que estabelecem diálogos com o género literário das fábulas de Esopo e dos bestiários medievais. Na esteira desses dois artigos, une-se a eles o ensaio que escrevi acerca da novela de Daniel de Sá, Ilha Grande Fechada. Por sua vez, os referidos artigos serviram como tema e como ponto de partida para a realização dos Workshops Teóricos Itinerâncias da Açorianidade. Apresentei os workshops nas nove ilhas do arquipélago dos Açores entre os anos de 2017 e 2019. Neste arco de tempo, convivi com pessoas generosas que apoiaram a concretização da minha investigação de pós­-doutoramento. Convívio fértil que para além da realização dos workshops resultou no registo dos depoimentos que compõem as narrativas identitárias e as análises das memórias das Videografias Açorianas.

Autora: Anna Silva
Junte-se à lista de espera Iremos informá-lo quando o produto chegar em stock. Por favor, deixe abaixo o seu endereço de email válido.

Esgotado

DETALHES DO PRODUTO

Informação adicional

Peso 0,341 kg
Dimensões (C x L x A) 20 × 15 × 2 cm
ISBN

978-989-735-303-1

Edição

Março de 2021

Idioma

Português

N.º Páginas

264

Encadernação

Capa Mole

Editora

Letras Lavadas

SOBRE O AUTOR

Anna Silva

Nasceu em Itajubá, uma pequena cidade de Minas Gerais em 1973. Formada em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais, publicou o seu primeiro livro em 2017, uma adaptação da tese de doutoramento intitulada A epopeia da Retórica e a Voz do Palco na Obra de Antifonte de Atenas (Ed. Letras Lavadas). No ano seguinte, publicou Refuta-me ou devoro-te: a arte da contradição nas origens do direito e da retórica (Ed. Letras Lavadas). Fez mestrado e doutoramento em História da Filosofia Grega na mesma instituição com estágio de doutoramento pela Universidade de Coimbra. Leccionou Filosofia do Direito, História da Filosofia Grega e Prática de Ensino durante onze anos no Departamento de Filosofia da Universidade Estadual de Montes Claros em Minas Gerais. Organizou e coordenou o Grupo de Estudos sobre Sofística e Tragédia Grega e foi a curadora do projecto Sophia Cineclube. É autora de artigos publicados em revistas especializadas tendo como foco as obras de Vitorino Nemésio, Raul Brandão e Daniel de Sá. Também escreve e publica sobre temas da filosofia e da literatura grega tendo como foco a sofística e a tragédia grega. Actualmente, lecciona Filosofia na Escola Secundária Domingos Rebelo e trabalha como Investigadora Integrada no Centro de Estudos Humanísticos da Universidade dos Açores, onde concluiu a sua pesquisa de pós-doutoramento em Dezembro de 2020 tendo como temas centrais de investigação a representação da Memória e da Identidade Cultural na literatura de expressão açoriana. O presente livro é resultado deste trabalho de investigação.

 

Também pode gostar

Também pode gostar…

Outras Sugestões