Saudades da Terra

225,00 

Edição de luxo e excepcional dos manuscritos das “Saudades da Terra” e “de Saudades do Céu” de Gaspar Frutuoso, escritos entre 1586 e 1590.

Em 2022, comemoramos os 500 anos do nascimento do Doutor Gaspar Frutuoso (Ponta Delgada, 1522 – Ribeira Grande, 1591), figura maior da historiografia açoriana e das demais ilhas da Macaronésia. Em 2022, a Letras Lavadas edições publica também o seu 500º livro, precisamente um fac-simile (reprodução exacta do manuscrito das Saudades da Terra e das escassas folhas das amputadas Saudades do Céu), constantes em códice depositado na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada. A obra maior, as Saudades da Terra, desenvolve-se por 6 livros sobre: I (História de Cabo Verde e das Canárias, ainda com alusões a mais ilhas e a parcelas continentais reais ou imaginárias), II (História da Madeira), III (História de Santa Maria), IV (História de S. Miguel), V (História dos Dois Amigos – novela) e VI (História das ilhas Terceira, S. Jorge, Faial, Pico, Graciosa, Flores e Corvo). Antes da reprodução do manuscrito em 1184 páginas, inclui-se quase uma centena de páginas de “Introdução” e de “Palavras Prévias” de cinco Presidentes, a saber, de Portugal e de Cabo Verde, e das Regiões Autónomas dos Açores, da Madeira e das Canárias. Os 500 exemplares da edição do livro 500 das Letras Lavadas edições, comemorativo dos 500 anos do nascimento do Doutor Gaspar Frutuoso, legam ao nosso futuro o melhor presente do nosso passado.

——

Autor: Gaspar Frutuoso

Em stock

DETALHES DO PRODUTO

Informação adicional

Peso 5,110 kg
Dimensões (C x L x A) 24 × 33 × 8,5 cm
ISBN

978-989-735-384-0

Edição

2022

Idioma

Português

Páginas

1268 (1184 páginas + introduções de 5 presidentes)

Editora

Letras Lavadas

Nota

Edição numerada e certificada pelo Cartório Notarial de Ponta Delgada. Contém, ainda, autógrafo do editor, José Ernesto Chaves Rezendes.

SOBRE O AUTOR

Gaspar Frutuoso

Gaspar Frutuoso (Ponta Delgada, c. 1522 — Ribeira Grande, 24 de Agosto de 1591), foi um historiador, sacerdote e humanista açoriano. Bacharel em Artes e Teologia pela Universidade de Salamanca e doutor em Teologia, destacou-se pela autoria da obra Saudades da Terra, uma detalhada descrição histórica e geográfica dos arquipélagos dos Açores, Madeira e Canárias, para além de múltiplas referências ao de Cabo Verde e a outras regiões atlânticas. Essa abrangência faz de Gaspar Frutuoso um verdadeiro cronista insulano, já que a sua obra interessa ao conhecimento de toda a Macaronésia.

Também pode gostar

Outras Sugestões