Da Insularidade à Universalidade – Volume 1 & 2

49,00 

Da Insularidade à Universalidade – Volume 1 & 2

«À laia de registo, pelo menos de apontamento, este livro reúne uma parte das intervenções públicas, por nós proferidas entre 2003 e 2011, no exercício da função de Reitor da Universidade dos Açores. Quer isto dizer que, nesta iniciativa, impera mais a natureza do historiador, sempre desperto para a recolha de todos os testemunhos de outrora, mesmo que destinada à realização da síntese, do que o carácter do juiz.
Em vez de uns anais, que procedem à anotação de todas as incidências do quotidiano institucional, optámos pela junção de elementos úteis para a história da Universidade dos Açores. Com efeito, durante os oito anos dos dois mandatos reitorais, enumerámos perto de 600 intervenções públicas».

(Texto retirado do Prólogo).

Autor: AVELINO DE FREITAS DE MENESES

Mais livros Letras Lavadas

 

Em stock

DETALHES DO PRODUTO

Informação adicional

Peso 1,578 kg
Dimensões (C x L x A) 23 × 16 × 2,6 cm
ISBN

978-989-735-319-2

Edição

2021

Idioma

Português

Editora

Letras Lavadas

SOBRE O AUTOR

Avelino de Freitas de Meneses

Nasceu, em 1958, na freguesia (actual vila) das Lajes da ilha Terceira e reside, desde 1978, na cidade de Ponta Delgada da ilha de São Miguel, para onde se transferiu a fim de frequentar o então Instituto Universitário dos Açores. Na Universidade dos Açores, concluiu a licenciatura em História em 1981, ingressando na carreira docente universitária, onde realizou Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica em 1985, de Doutoramento em 1992 e de Agregação em 1998. Foi o 1º aluno da Universidade dos Açores a alcançar, em 1992, o grau de Doutor, em 2000, a nomeação como Professor Catedrático e, em 2003, a eleição para Reitor. Como historiador, o seu labor incide nas épocas moderna e contemporânea, vertido em estudos de carácter local, regional e geral, que evidenciam a contribuição das ilhas para a projecção de Portugal no Mundo, desde o advento dos descobrimentos. É possuidor de uma bibliografia extensa, sendo autor, co-autor, director ou organizador de uma vintena de livros e autor de quase uma centena e meia de artigos, insertos em publicações da especialidade. De 2003 a 2011, no desempenho da missão de Reitor da Universidade dos Açores, definiu por lema de acção “da percepção da insularidade à cultura da universalidade”, tido por mais adequado à função universitária de agência de desenvolvimento das ilhas em conjuntura de globalização. Quer isto dizer, que atentou na promoção do estudo da circunstância mais imediata – o arquipélago dos Açores – e estimulou a perspectiva da internacionalização dos saberes, que exige abertura e competitividade, tudo indispensável à construção de um conhecimento de aplicação geral, mas sempre apropriado às condições físicas e culturais da insularidade. No termo do exercício reitoral, foi condecorado em 2011 pelo Presidente da República, com a Grã Cruz da Ordem da Instrução Pública, e pela Assembleia Legislativa Regional dos Açores e pelo Governo dos Açores, com a Insígnia Autonómica de Reconhecimento, e em 2012 pelos municípios açorianos que albergam os três campi da Universidade dos Açores, a saber, Ponta Delgada (Cidadão Honorário), Angra do Heroísmo (Medalha de Mérito do Município/ Classe de Mérito Cultural) e Horta (Medalha de Mérito Municipal). De 2014 a 2020, exerceu funções de Secretário Regional da Educação e Cultura do Governo dos Açores.

 

 

 

 

Também pode gostar

Também pode gostar…

Outras Sugestões