Início>Poesia>há-de flutuar uma cidade no crepúsculo da vida
há-de flutuar uma cidade no crepúsculo da vida
9,90 €
há-de flutuar uma cidade no crepúsculo da vida
«há-de flutuar uma cidade no crepúsculo da vida é uma obra que surpreende, que inquieta, que toca as cordas mais sensíveis da emoção do leitor, que o faz rever, não poucas vezes, os seus parâmetros estéticos. E isto porque as opções estéticas de Leonardo Sousa são incomuns, inovadoras, invulgares, tanto como o seu notável e apuradíssimo labor da palavra. Na escrita de Leonardo Sousa, não é exagerado dizê-lo, a Língua Portuguesa é, a cada passo, uma língua nova, reinventada, cuja imagética e o jogo metafórico inusitado nos dão a exacta noção do que é a arte.
Dividida em cinco partes – só aparentemente organizadas de forma aleatória -, esta obra constitui um percurso pela poesia, que dialoga, desde logo, mercê dos títulos das partes, com outra poesia, num interessante e muito subtil jogo intertextual. De facto, Leonardo Sousa opta por não referenciar o nome dos autores que cita nos títulos das partes, numa provocatória atitude de necessariamente convocar a cultura do leitor. Sendo o título da colectânea um verso de Al Berto, que é retomado como título de uma das partes, e havendo a presença de outros versos/frases, nomeadamente de Daniel Gonçalves, António Lobo Antunes, Paula de Sousa Lima e Herberto Hélder, os quais dão mote às partes em que se divide a obra, o autor não fica preso aos “modelos” – antes, e inteligentemente, capta um tom e alarga-o livremente.
Cada parte da obra em causa compreende poesia e textos em prosa, estes últimos de pendor reflexivo e/ou narrativo, excepto a quarta parte, que é preenchida exclusivamente por poesia – quinze poemas. Assim, Leonardo Sousa, apostando na diversidade, revela-nos várias facetas de escritor, todas elas marcadas por um poder discursivo assinalável, mas mais contido do que exuberante, mais conciso do que verboso, mais ácido do que “romântico” – e nisto se descobre a maturidade do autor, a sua inconfundível competência estética de teor basicamente lírico, nunca ausente, mesmo em textos de pendor narrativo.
Português (este livro não segue o Acordo Ortográfico de 1990)
Encadernação
Capa mole
Páginas
150
Edição
Dezembro de 2013
SOBRE O AUTOR
No data was found
LEONARDO SOUSA
Nasceu em Ponta Delgada, em 1993 e publicou há-de flutuar uma cidade no crepúsculo da vida (Letras Lavadas, 2013); âmbula (Companhia das Ilhas, 2015); onde sequer o luar (SREC/DRA Açores, 2016); Correspondência (com Paula de Sousa Lima, Letras Lavadas, 2017); caderno de mitos pessoais (Artes e Letras, 2019). Antologiado em A Garganta Inflamada (Companhia das Ilhas, 2019) e Avenida Marginal (Artes e Letras, 2019). Possui produção literária dispersa por revistas como Grotta (Letras Lavadas, 2016) e Atlântida (Instituto Açoriano de Cultura, 2017).
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. Consentir com essas tecnologias nos permitirá processar dados, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamante certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.