Viagens à volta da mesa nas ilhas Macaronésia

24,00 

O imaginário histórico-cultural do mundo insular dos arquipélagos dos Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde, sustenta-se de práticas ancestrais, baseadas nas memórias da sua identidade colectiva. Os hábitos alimentares constituem um dos pilares dessas reminiscências, aliados, em muitos momentos, às práxis de subsistência e à criatividade das suas populações, condicionadas pela insularidade e a aspereza do território inóspito.

A religiosidade tornou-se um factor unificador de sociabilização do insular, criando um conjunto de elementos identitários que ultrapassam o sagrado e transcendem o profano, alicerçando-se em experiências alimentares enquadradas nos diversos momentos do calendário cristão, dando origem a uma gastronomia, rica em saberes sabores e história.

A existência de uma cozinha tradicional insular nas ilhas da Macaronésia é, pois, subordinada às questões de identidade nestes arquipélagos, através dos seus laços históricos, das suas afinidades biogeográficas e da própria cultura que une estas regiões insulares, situadas no Atlântico Norte, compostas por um total de 28 ilhas habitadas, extensíveis aos continentes europeu e africano.

Autor: Duarte Nuno Chaves

Esgotado

Junte-se à lista de espera Iremos informá-lo quando o produto chegar em stock. Por favor, deixe abaixo o seu endereço de email válido.

Autores

Duarte Nuno Chaves

Doutor em História da Arte pela Universidade de Évora, com a tese dedicada ao estudo das “Imagens de vestir da procissão dos Terceiros no Arquipélago dos Açores”. O trabalho de investigação que realizo actualmente incide no estudo da utilização da imaginária processional, particularmente as “imagens de vestir”, por parte da Ordem Terceira da Penitência nos séculos XVII a XIX, no contexto da catequização que os franciscanos desenvolveram no Arquipélago dos Açores. Paralelamente, participo em vários projectos de mediação cultural, junto de escolas do ensino básico e secundário, desenvolvendo ainda actividades nas áreas do Património Cultural e Museologia, sendo de destacar a minha participação no Projecto Científico do Museu Vivo do Franciscanismo, na cidade da Ribeira Grande, S. Miguel, Açores.

 

Informação adicional

Peso 1.157 kg
Dimensões (C x L x A) 31 × 24.5 × 2.1 cm
ISBN

978-989-735-312-3

Edição

Fevereiro de 2021

Idioma

Português

N.º Páginas

286

Encadernação

Capa Dura

Editora

Letras Lavadas

Também pode gostar
Produtos Relacionados