Virgílio Vieira
Virgílio Vieira é doutorado em Biologia e investigador integrado no CE3C/GBA – Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Climáticas/Grupo de Biodiversidade dos Açores, desenvolvendo as suas actividades profissionais de investigação científica no Departamento de Biologia da Universidade dos Açores. Interessa-se pela biodiversidade dos insectos, a ecologia e a evolução nas ilhas, com enfoque especial nos lepidópteros e odonatos dos Açores. Tem participado em projectos de investigação, visando o controlo integrado de pragas agrícolas. É autor e co-autor de várias dezenas de títulos científicos, publicados em revistas nacionais e internacionais da especialidade, de livros e de vários capítulos de livros na área das ciências, colaborando com cientistas nacionais e estrangeiros. Dentre eles destacam-se os livros «Borboletas dos Açores: Papilionoidea e Sphingoidea», «Borboletas Nocturnas dos Açores», «As libélulas dos Açores e Madeira», «Chá dos Açores» e «A list of the terrestrial and marine biota from the Azores». É membro de várias associações científicas e culturais, incluindo o grupo IUCN Mid-Atlantic Island Invertebrates Specialist Group e a ABA – Associação de Botânica dos Açores.
Mónica Moura
Mónica Moura lecciona e realiza investigação na Universidade dos Açores desde 1991. Inicialmente dedicou-se à Fisiologia Vegetal, tendo-se doutorado nessa área, desenvolvendo protocolos de propagação de espécies de plantas endémicas dos Açores, por semente e cultura in vitro. Mais recentemente, interessou-se pela genética molecular, encontrando-se a desenvolver projectos de investigação em Sistemática Molecular e Genética da Conservação, com espécies de plantas endémicas e nativas dos Açores. Tem leccionado várias disciplinas de mestrado e licenciatura nas áreas da Sistemática, Genética de Populações e Evolução, entre outras, e supervisionou vários estudantes de mestrado, doutoramento e pós-doutoramento. É membro fundador da ABA – Associação de Botânica dos Açores.
Luís Silva
Luís Silva lecciona e realiza investigação na Universidade dos Açores desde 1991. Inicialmente dedicou-se ao estudo das plantas invasoras, tendo-se doutorado em Ecologia Vegetal. Participou em vários projectos relativos ao estudo da flora e vegetação dos Açores, incluindo invasoras lenhosas e espécies nativas (propagação, genética populacional, conservação), tendo participado na elaboração das listagens de plantas vasculares dos Açores, na definição de espécies prioritárias em conservação, e na análise de risco de espécies invasoras na Macaronésia. Mais recentemente, tem trabalhado em projectos ligados ao estudo das pastagens e das florestas dos Açores, quer numa vertente mais aplicada, como seja o estudo da valorização energética da biomassa lenhosa, quer numa vertente ecológica, como seja a análise da diversidade florística e microbiológica de diferentes tipos de pastagem. No âmbito do ensino, tem leccionado na área da ecologia, da bio-estatística e da estatística ecológica e ambiental, pelo que desenvolveu especial interesse pela modelação ecológica, nomeadamente usando métodos bayesianos. Actualmente, é docente na Faculdade de Ciências e Tecnologia, director do CIBIO-Açores, um centro de investigação integrado no InBIO – Laboratório Associado, e editor chefe da revista Biochemical Genetics, pertencendo ao grupo da IUCN relativo à conservação das plantas vasculares da Macaronésia. É membro fundador da ABA – Associação de Botânica dos Açores.
ISBN: 9789897353499
Mais Livros Letras Lavadas